segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CESA: ESTATÍSTICA - Parte II

     Vamos prosseguir nos nossos estudos em estatística!
1 - Universo Estatístico ou População Estatística é o conjunto formado por todos os elementos que possam oferecer dados relativos ao assunto em questão.
2 - Amostra - É um subconjunto da população. É uma parte representativa do total.
3 - Coleta e organização de dados - Após definir como será realizada uma pesquisa estatística, os dados são recolhidos, organizados e analisados, que tipos de variáveis são envolvidos para que possamos descrever a situação pesquisada. Os dados de estudo são descritos como variável estatística. Existem dois tipos de variáveis estatísticas:
  • Qualitativa - indica uma quanlidade do fato observado. Ex.: cor, preferência, sexo, raça, nível de instrução, religião ou preferência musical e etc.
  • Quantitativa - indica uma quantidade do fato observado. Ex.: estatura, número de irmãos, pesos, número de habitantes, idades e  etc.
As variáveis quantitativas ainda podem ser classificadas em:
  • contínuas - valores correspondente as medições. Ex.: estatura 1,63m; peso 75kg ou 75,3kg .
  • discretas - valores correspondente a contagens e enumerações. Ex.: número de alunos em uma escola, lançamento de um dado.
4 - Os dados estatisticos podem ser organizados em tabelas ou gráficos.
5 - As tabelas são quadros organizados em linhas e colunas que resumem conjunto de observações.


6 - O gráfico estatístico é uma forma de apresentar dados estatísticos de modo que permita, ao pesquisador e ao público em geral, uma percepção rápida e viva dos dados pesquisados.
7 - Tipos de gráficos:
  • linha ou curva - tipo de gráfico cartesiano que utiliza uma linha poligonal  para representar os dados estatísticos. É muito utilizado para identificar tendências de aumento ou diminuição dos valores numéricos de uma dada informação.

  • barras ou colunas - os dados são representados  por meio de retângulos (podendo ser horizontais ou verticais)
Fonte: brasilescola.com
  • setores - É representado em círculo. Serve para comparar parte dos dados com o total deles.
Fonte: mundoeducação.com.br

  • pictograma - Serve para visualizar os dados por meio de imagens.

EXERCÍCIO

1) Uma concessionária de automóveis tem cadastradas 3500 clientes e fez uma pesquisa sobre preferência de compra em relação a "cor" (branco, vermelho ou azul), "preço", "número de portas"(duas ou quatro) e "estado de conservação"(novo ou usado). Foram consultados 210 clientes. Diante dessas informações, responda:
a) Qual é o universo estatístico e qual é a amostra dessa pesquisa?
b) Quais são as variáveis e qual é o tipo de cada uma?
c) Quais os possíveis valores da variável "cor" nessa pesquisa?

2) Responda:
a) O que é Estatística?
b) Quais os elementos da Estatística?
c) Quais são as fases de uma pesquisa estatística?

3) Ao nascer, os bebês são pesados e medidos, para se saber se estão dentro das tabelas de peso e altura esperados. Estas duas variáveis são:
a) qualitativas.
b) ambas discretas.
c) ambas contínuas.
d) contínua e discreta, respectivamente.
e) discreta e contínua, respectivamente.

4)  Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas (contínuas ou descontínuas):
a) Universo: alunos de uma escola.   Variável: cor dos olhos.
b) Universo: casais residentes em uma cidade.   Variável: número de filhos.
c) Universo: as jogadas de um dado.     Variável: o ponto obtido em uma jogada.
d) Universo: peças produzidas por certa máquina.    Variável: número de peças produzidas por hora.
e) Universo: peças produzidas por certa máquina.    Variável: diâmetro externo.

5) Diga quais das variáveis abaixo são discretas e quais são contínuas:
a) População: alunos de uma cidade.     Variável: cor dos olhos.
b) População: estação meteorológica de uma cidade.    Variável: precipitação pluviométrica durante um ano.
c) População: Bolsa de Valores do RJ.    Variável: número de ações negociadas.
d) População: funcionários de uma empresa.    Variável: salários.
e) População: pregos produzidos por uma máquina.    Variável: comprimento.
f) População: casais residentes em uma cidade.    Variável: sexo dos filhos.
g) População: propriedades agrícolas do Brasil.    Variável:  produção de algodão.
h) População: segmentos de reta.    Variável: comprimento.
i) População: bibliotecas da cidade do Rio de Janeiro.    Variável: número de volumes.
j) População: aparelhos produzidos em linha de montagem.    Variável: número de defeitos  por unidade.
k) População: indústrias de uma cidade.    Variável: índice de liquidez.

Referência:
  • Encarte do Jornal O DIA.
  • Estatística Fácil - Antônio Crespo - ED.Saraiva.
  • Site do Google

sábado, 23 de outubro de 2010

CESA: ESTATÍSTICA - Parte I



     Quando ouvimos falar em estatística lembramos logo de pesquisas realizadas em época de eleições, em empresas para divulgar seus produtos, nas pesquisas dos censos e outras mais.
     A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada que nos fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar diversos tipos de dados e informações e a partir daí tirar conclusões para tomada de decisões.
     Na Antiguidade, vários povos já utilizavam-se dos métodos estatísticos para registrar o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, estimar riquezas individuais e sociais, distribuir terras, cobrar impostos e outras medidas. Podemos encontrar na Bíblia, livro sagrado, algumas indicações de levantamentos estatísticos.
"Deus manda Moisés numerar as tribos" (livro do números 1,1-3)
"O Imperador César Augusto ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano" (Bíblia: Lucas;1,1-3)
     Foi no século XVIII que tais estudos ganharam um conceito científico. Não bastava simplesmente catalogar os dados. Era necessário seguir um processo: recolher os dados, organizar, analisar e tirar colnclusões.
     Conhecer e entender os conceitos que permeiam o estudo da estatística é um grande passo para vivermos e convivermos neste mundo globalizado.  Além disso, está ciência é um importante instrumento de apoio para variados campos do conhecimento, como os da Psicologia, da Economia, da Sociologia, da Medicina e tantas outras.

Referências:
  • Encarte do Jornal O Dia
  • Estatística Fácil - Antônio Arnot Crespo - Ed.Saraiva
  • Site da UFRN
  • Informações no Google

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CESA - ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA

Elaborar para cada objetivo abaixo um exercício com solução.

FUNÇÃO DO 1º GRAU:
1 - Compreender o significado da função do 1º grau.
2 - Reconhecer os coeficientes angular e linear da função do 1º grau.
3 - Determinar o zero da função do 1º grau.
4 - Reconhecer em um gráfico se a função é crescente ou decrescente.
5 - Construir o gráfico da função.
6 - Determinar os valores de x para os quais a função do 1º grau é positiva, negativa ou nula.

FUNÇÃO DO 2º GRAU:

1 - Compreender o significado de função do 2º grau.
2 - Analisar a concavidade da parábola.
3 - Identificar o eixo de simetria.
4 - Determinar o zero da função.
5 - Determinar as coordenadas do vértice da parábola.
6 - Determinar se a função admite ponto de máximo ou de mínimo e o valor correspondente.
7 - Determinar a imagem da função.
8 - Resolver problemas que envolvam função do 2º grau.
9 - Analisar o estudo do sinal da função.
10 - Construir o gráfico da função do 2º grau.