sábado, 12 de fevereiro de 2011

AULA 1.1


  • Bate-papo com os alunos.
  • Apresentação do currículo.
  • Explicação da metodologia de trabalho.
  • Falando sobre as metas para 2011.
O Analfabeto Político
Berthold Brecht

O pior analfabeto

É o analfabeto político,

Ele não ouve, não fala,

nem participa dos acontecimentos políticos.


Ele não sabe que o custo de vida,

o preço do feijão, do peixe, da farinha,

do aluguel, do sapato e do remédio

dependem das decisões políticas.

O analfabeto político

é tão burro que se orgulha

e estufa o peito dizendo

que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,

da sua ignorância política

nasce a prostituta, o menor abandonado,

e o pior de todos os bandidos,

que é o político vigarista,

pilantra, corrupto e o lacaio

das empresas nacionais e multinacionais.

CURRÍCULUM MÍNIMO DE MATEMÁTICA

1ª SÉRIE DO E.M.
1º BIMESTRE: Revisão, Conjuntos, Áreas e Perímetros.

2º BIMESTRE: Função, Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo.

3º BIMESTRE: Função Polinomial do 1º grau e Trigonometria na Circunferência.

4º BIMESTRE: Função Polinomial do 2º grau e Trigonometria na circunferência.

3ª SÉRIE DO E.M.

1º BIMESTRE: Revisão, Combinatória, Probabilidade, Estatística: Medidas de Centralidade e Dispersão.

2º BIMESTRE: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

3º BIMESTRE: Números Complexos e Geometria Analítica.

4º BIMESTRE: Geometria Analítica, Polinômios e Equações Polinomiais.

CURRÍCULO MÍNIMO DE ENSINO

     São as principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação para o ano letivo de 2011.
     É um documento que direciona professores e alunos sobre o que deve ser ensinado e aprendido a cada ano de ensino.
     Deve-se considerar conhecimentos importantes para que o aluno tenha uma formação completa para alcançar os principais objetivos da educação básica:
  • preparo para o mundo do trabalho;
  • para o estudo universitário e para a vida;
  • estimulando a cidadania.
     Ainda neste processo, o aluno terá garantia de estar sendo preparado para avaliações como a Prova Brasil e o ENEM.  Tendo como meta final que o aluno construa a capacidade de fazer e saber ao final de cada ano de ensino, dentro de alguns temas, conteúdos, competências e habilidades.
(Saiba mais no portal da SEEDUC RJ)
Angelina Rodrigues.