sábado, 23 de outubro de 2010

CESA: ESTATÍSTICA - Parte I



     Quando ouvimos falar em estatística lembramos logo de pesquisas realizadas em época de eleições, em empresas para divulgar seus produtos, nas pesquisas dos censos e outras mais.
     A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada que nos fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar diversos tipos de dados e informações e a partir daí tirar conclusões para tomada de decisões.
     Na Antiguidade, vários povos já utilizavam-se dos métodos estatísticos para registrar o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, estimar riquezas individuais e sociais, distribuir terras, cobrar impostos e outras medidas. Podemos encontrar na Bíblia, livro sagrado, algumas indicações de levantamentos estatísticos.
"Deus manda Moisés numerar as tribos" (livro do números 1,1-3)
"O Imperador César Augusto ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano" (Bíblia: Lucas;1,1-3)
     Foi no século XVIII que tais estudos ganharam um conceito científico. Não bastava simplesmente catalogar os dados. Era necessário seguir um processo: recolher os dados, organizar, analisar e tirar colnclusões.
     Conhecer e entender os conceitos que permeiam o estudo da estatística é um grande passo para vivermos e convivermos neste mundo globalizado.  Além disso, está ciência é um importante instrumento de apoio para variados campos do conhecimento, como os da Psicologia, da Economia, da Sociologia, da Medicina e tantas outras.

Referências:
  • Encarte do Jornal O Dia
  • Estatística Fácil - Antônio Arnot Crespo - Ed.Saraiva
  • Site da UFRN
  • Informações no Google

Um comentário:

  1. professora angelina,achei muito interessante seu blog,agora consigo tirar minhas duvidas.

    ResponderExcluir