História da E.M.IPEG


A Escola Municipal IPEG, situada na rua Cabo Saulo de Vasconcelos, s/nº, Jardim Palmares - Santa Cruz.
Funciona no turno da manhã e no turno da tarde, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Começou a funcionar na Associação de Moradores no ano de 1968 como classe em cooperação Jardim Palmares, atendendo apenas ao antigo Ensino Primário.
No ano de 1970 a escola foi inaugurada, passando a funcionar no prédio construído pelo INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DA GUANABARA (atual IPEG). Em 1984 sofre a primeira reforma. Após dez anos de funcionamento, a unidade precisava de reformas, poi o prédio não mais oferecia acomodações que possibilitassem a permanência de seu corpo docente e discente. Com a reforma, que durou dois anos, a escola passou a funcionar no prédio do CIEP Major Manoel Gomes Archer.
O período de reformas, que se prolongou por um prazo superior ao previsto, foi de grandes turbulências e marcado por insatisfações por parte de todos que atuavam na U.E. Com a sua reinauguração em 1996, houve novas modificações na estrutura escolar. A partir de então seriam atendidos apenas alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental.
Com a nova realidade escolar, os profissionais que atuavam na U.E. vivenciaram um período de adaptação. Muitas foram as modificações: atendimento apenas a adolescentes, nova grade curricular, quantitativo maior de professores, horários diferentes, etc. Foi, em princípio, uma dificil adaptação, mas com o entrosamento tudo passou a fluir.(PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE 2009)

Um comentário:

  1. Sou estagiaria de Historia do RioPrevidencia e gostei do muito do seu artigo.

    Parabéns

    ResponderExcluir