História do Colégio Estadual Santo Antônio

A Escola foi construída e mantida pela Fábrica de Motores no início da década de 50. A princípio oferecia o curso primário em excelente nível para os filhos dos empregados da fábrica. Em 1969 o Governo do Estado do Rio de Janeiro assumiu a administração da escola, cuja primeira sede localizava-se bem próximo à Vila dos Engenheiros da FNM. Seus alunos, após concluírem o "primário", só poderiam continuar seus estudos fora de Xerém, geralmente em Petrópolis ou em Duque de Caxias.
Para atender a esta necessidade premente, a FNM contribuiu para a construção do atual Colégio Estadual Barão de Mauá, que, a princípio funcionava à noite na sede da Escola Estadual Santo Antônio. Tal situação continuou até a construção do novo prédio onde funciona aquele educandário.
A ESCOLA ESTADUAL SANTO ANTONIO em 01.03.1982, deixou de funcionar em sua antiga sede, e mudou-se para a Rua Benjamim Dumontes, 3, onde foi erguido um prédio novo e bem maior para atender à demanda dos membros da comunidade, em terreno cedido pela Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil.
Em 01.03.1996, com a implantação do curso de Formação Geral em nível de ensino médio, a Unidade escolar passou a denominar-se COLÉGIO ESTADUAL SANTO ANTONIO.
(PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)